segunda-feira, 7 de maio de 2012

Mazzaropi, panceta e nhoque.




Todo ano em Quiririm acontece a Festa da Colônia Italiana e esse ano eu não pude deixar de prestigiar. Para entender melhor o motivo dessa festança toda, fui conversar com um especialista nesse assunto, o Sr. José Indiani, conhecido por Seu Zé I. Descendente legítimo de italianos, Zé I me contou que a maioria dos moradores da vila de Quiririm são filhos, netos e bisnetos de Italianos que vieram para o Brasil, no final do século XIX, em busca de melhoria de vida. Mas no começo sofreram muito.


E depois de ouvir essa curiosa história fui prestigiar a festa, assistindo ao desfile  e conhecer um pouco da cultura Italiana.

 Logo de cara encontrei uma figura engraçada, o Philaderpho e o inseparável caminhãozinho Anastácio, que até dirigi um pouco. Diz ele que foi um presente de seu primo, Mazzaropi. Anastácio já participou dos filmes “Sai da Frente” e “Nadando em Dinheiro” na década de 50.




E a fome já estava apertando, fui atrás das delícias Italianas, Um batalhão de italianos vão pro fogão preparar os pratos típicos que por sinal não eram poucos. Mas no meio de lasanhas, nhoques e espaguetes encontrei uma gordurinha diferente, feito de toucinho (barriga de porco), e é lógico que experimentei um pedacinho só, da curiosa Panceta pra depois saborear um delicioso nhoque. ..




Nenhum comentário:

Postar um comentário