terça-feira, 4 de outubro de 2011

BOCAINA. VAMO NÓIS .........


E vou eu, com o fusca, rumo ao Vale Histórico para mais uns dias de aventura e pesquisas com o João Rural.

Chegando em Silveiras, direto para o mecânico. O fusca resolveu faiá e queria uma revisão, parecendo que sabia o que ia enfrentar no dia seguinte.
No final da tarde, conheci a Dona Geralda, que faz uma rosquinha de farinha de milho - meu Deus! Uma delícia dos antigos. Segundo o João, eu comi uns 13.
Saindo dali, direto para Areias, descansar, porque o dia seguinte prometia. Afinal, não é todo dia que se sobe à Serra da Bocaina até a nascente do Ribeirão da Lagoa, a principal nascente do Rio Paraíba do Sul, por ser a mais distante da foz do rio.
No dia seguinte, saímos bem cedo até o portal da cidade para um café com algumas autoridades e amantes da aventura, com a recepção do divertido Zé do Paraíba.
Saindo de lá, todos duvidaram que o fusca subisse a Serra. Mas mesmo assim fomos, no meio das camionetes e jipes 4x4. No começo, tudo tranquilo. Alguns morrinhos, só, nada demais. Depois, a 1.700 metros de altitude, varando a mata e ribeirões, é que eu vi a coisa feia, rsrsrs. O João me pedia pra distanciar das 4x4, eu até tentava segurar, mas não dava não. Ou ia ou ia, tive que pedir para os 4x4 para liberar a estrada. Inacreditável, mas o fusca já estava empurrando as camionetes. Depois que passamos, o fusquinha foi que foi, não tinha morro que segurava ele, ou melhor, nós.
Chegando lá, foi só elogios. Todos tiveram que acreditar que o fusca chegou. Propostas de compra não faltaram, com a condição de que a motorista fosse junto. Até me perguntaram se eu era filha de caminhoneiro. Eu disse: Caminhão, não. Ônibus, mesmo. E tive um ótimo professor, meu pai!
E no meio de camionetes e jipes nós estávamos lá, a quase dois mil metros de altitude, nos Campos da Bocaina, onde fica a Nascente do Ribeirão da Lagoa. Esta região parece mais uma estepe, como as do Rio Grande do Sul, tanto que ali foi filmada a novela “O Gaúcho” do SBT.
E depois de beber muita água, fotografar e filmar esse momento mágico, acompanhar as homenagens, nós descemos a Serra. Fiquei admirada com a paisagem, a vista da descida é coisa de se parar só para admirar. Dali, avistamos toda a Serra da Mantiqueira do outro lado, que ainda parece mais alta (um de meus próximos objetivos).
Fomos para uma pousada em São José do Barreiro. Tudo o que eu queria era um bom banho para tirar o pó e... cama.
Sabadão chegou, mas isso já é outra história. Aguarde.












Nenhum comentário:

Postar um comentário