segunda-feira, 18 de março de 2013

Relembrando Seu Nilson



As serestas em nossa pequena cidade retornaram em 1978, com a chegada de Nilson Florêncio, vindo de São Sebastião. As primeiras apresentações aconteciam nas ruas, e depois de um tempo, passaram a ser na Fundação Cultural da cidade, onde ocorrem até hoje, todo mês, com o nome de “Serenata da Lua”.


Infelizmente, seu Nilson não esta mais entre nós há quase um ano.


Em sua homenagem, decidi postar um vídeo dele cantando duas canções, sendo que uma delas era de autoria própria.
E não podemos esquecer que no dia 22 de março é o dia mundial da água, e aqui no Paiol do João Rural, eu encontrei várias fotos de rios e cachoeiras! Cutuque para ver.

segunda-feira, 11 de março de 2013

É hora de festa!


A nossa cidade sempre foi famosa pelas “festanças”. O que pouca gente sabe é que durante um tempo, Paraibuna quase perdeu esse costume. Nessa mesma época, o João Rural entrou na Comissão Municipal de Turismo e, junto com outros membros, apoiou a volta das deliciosas festas religiosas, mas essa história você encontra no blog dele (link abaixo).

Enfim, o João fez questão de registrar todos esses momentos de alegria do povo com fotografias e gravações lindas que eu acabei de encontrar aqui no Paiol!!



1976- festa do bairro do bragança

1976-capela do espírito santo

1976- procissão do divino

1977-festa no bairro do campo redondo

1977- festa do divino 

1977-festa do divino

1978-festa são joão (compadre)

1979-festa no bairro do cedro 

1978- festa do divino

1982- festa do divino

1982- festa do senhor bom jesus - caracol

1980- festa do divino 

2003- altar n. senhora do remédio 

2005- moçambiqueiros

segunda-feira, 4 de março de 2013

A religião com Arte.



Aproveitando que tá todo mundo em clima de quaresma, decidi procurar coisas sobre a época, e descobri sobre uma tradição da cidade que já acontece há 33 anos!
É a Via Sacra, que acontece todo ano aqui em Paraibuna, e ninguém melhor que o João Rural pra registrar a devoção do povo daqui. A primeira apresentação foi em 1980, com o grupo de jovens do time de Juvenis da AEP. Eles saíram do Morro do Cruzeiro e seguiram o mesmo trajeto de outra procissão, chegando assim à Igreja Matriz.
Atualmente, o percurso já mudou, porém o final ocorre sempre no mesmo lugar. Os atores são pessoas simples da Igreja, que se reúnem e ensaiam, revezando sempre os personagens.
Dá uma olhada pra ver como era na época.

Aproveite e assista esse vídeo de uma dupla de pai e filha lá de Cunha, o Diu e a Benina.

Tem também um vídeo de um tropeiro fazendo fubá num moinho de 200 anos.

E pra finalizar, a Festa de São Longuinho em Guararema.